5 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

Com as facilidades trazidas pelo meio digital, a disputa pelo cliente nunca foi tão acirrada. Se antes a maioria das empresas disputava nichos locais, por exemplo, hoje não há mais barreiras para a concorrência, que pode estar até mesmo no smartphone do seu cliente.

Em outras palavras, as empresas precisam pensar fora da caixa quando o assunto é a bater a concorrência.

O que fazer diante dessa situação? Um bom começo é trabalhar no relacionamento com o cliente, que pode ser uma estratégia eficaz tanto para garantir a fidelização dos clientes atuais quanto para atrair aqueles que ainda não fazem negócios com o seu empreendimento.

Neste post compartilho algumas dicas úteis para ajudá-lo com essa situação. Confira a seguir!

1 - Conheça o seu cliente

Estratégias como um atendimento personalizado e ações de marketing definitivamente trazem resultados efetivos. Acontece que, antes disso, é preciso levantar informações sobre a clientela para garantir os resultados, caso contrário, o investimento nessas estratégias pode ser desperdiçado.

Para isso, é muito importante contar com ferramentas como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management), que levantam dados dos clientes em tempo real.

Dessa forma, tanto o marketing pode se munir de informações para trabalhar em ações mais efetivas quanto a equipe de vendas consegue realizar um atendimento mais focado nas necessidades do consumidor.

2 - Invista no relacionamento com o cliente

Quando falamos em relacionamento com o cliente, um atendimento de qualidade é, sem dúvidas, um dos principais diferenciais que uma empresa pode ter. O assunto é tão importante que, em uma pesquisa realizada recentemente pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, mais de 60% dos entrevistados disseram que o atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos e serviços.

Portanto, para reforçar a qualidade do atendimento e garantir um melhor relacionamento com o cliente, é fundamental investir no treinamento da equipe de vendas. Assim, eles podem utilizar as informações obtidas com o CRM da melhor forma possível.

3 - Foque em estratégias de longo prazo

Muitos acreditam, de maneira equivocada, que a venda termina com a entrega do produto ao cliente. No entanto, é fundamental compreender que esse é um processo cíclico. No final, o objetivo é fazer com que o consumidor retome os negócios com a empresa e permaneça fidelizado - ou seja, tenha uma visão de longo prazo.

Para que isso seja possível, é preciso realizar uma das etapas mais importantes do processo de vendas, que é o pós-venda. Ações como o e-mail marketing, por exemplo, podem ser eficazes para descobrir se tudo ocorreu bem com o processo e se o cliente ficou satisfeito com os serviços ou produtos.

4 - Aposte no Marketing Digital

Certamente, se o assunto é relacionamento, é fundamental adotar estratégias de marketing digital. Afinal, as ações na área possuem um excelente ROI (Return on Investment) e algumas delas podem ser bastante efetivas para a fidelização. Dentre as principais, destacamos as mídias sociais, pois são concebidas justamente para garantir a participação e a interatividade entre os usuários.

5 - Realize programas de fidelização

Por fim, temos ainda os programas de fidelização, que costumam ser utilizados para "gamificar" o consumo. O funcionamento normalmente é muito simples: quanto mais compras o cliente realiza, mais pontos são acumulados, que podem ser trocados por descontos ou brindes.

Essa é uma forma para estimular as compras e uma porta de entrada para trabalhar com o cliente todas as ações de relacionamento que mencionamos anteriormente.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então, confira o nosso post com 5 práticas de gestão para adotar agora mesmo!