Todos os anos, cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem no Brasil e o setor de construção civil é um dos mais afetados por esta estatística. São quedas, fraturas, cortes, choques elétricos, entre outros. Muitos dos pequenos machucados e até mortes nas empresas poderiam ser evitados com o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
Para que sua empresa não faça parte desses números, saiba como tornar o uso dos EPIs ainda mais eficiente!
Empregadores e funcionários precisam trabalhar juntos para evitar acidentes
A legislação exige que empregadores se responsabilizem pela segurança dos funcionários, mas esse trabalho se torna muito difícil se uma cultura de segurança que mobilize todos os funcionários não for criada na empresa.
Muitos fatores podem levar os colaboradores a não utilizar os EPIs, como:
· desconhecimento do risco que as atividades representam;
· desconforto;
· esquecimento;
· falta de hábito.
Por isso, é fundamental não apenas obrigar os funcionários a usá-los, mas detectar problemas e estimular o uso dos equipamentos.
Algumas medidas podem melhorar o uso dos equipamentos de proteção individual
Além de envolver todos os funcionários da empresa, preservar os equipamentos também é necessário para melhorar o uso dos EPIs. Confira 5 dicas para ter uma empresa líder em segurança:
1. Teste os equipamentos antes de entregá-los aos funcionários
Para saber se um EPI é realmente eficiente, confortável e apropriado para determinado tipo de serviço, selecione alguns funcionários para realizar testes com os equipamentos de proteção antes de disponibilizá-los para todos da empresa.
Por meio desses testes, você poderá detectar possíveis incômodos pelos equipamentos, por exemplo, ou se não são indicados para alguns tipos de serviço. Isso evita um problema muito maior que poderia existir se a empresa inteira utilizasse o EPI inicialmente.
2. Ofereça treinamentos com frequência
Reunir os funcionários com certa regularidade é fundamental para demonstrar a importância do uso dos EPIs. Também é uma boa oportunidade de mostrar como utilizar os equipamentos da melhor maneira e conservá-los por mais tempo.
Outra maneira de divulgar informações é através de canais de comunicação, como jornais, murais e intranet. Compartilhar informações evita possíveis danificações de aparelhos por falta de conhecimento.
3. Realize manutenção periodicamente
A manutenção periódica dos equipamentos de proteção individual é necessária para garantir a segurança do trabalhador, além de fazer com que ele possa ser utilizado por muito mais tempo.
No caso de EPIs não descartáveis, é necessário saber como lavá-los e que cuidados devem ser tomados para conservá-los. Isso evita o desgaste em curto prazo.
4. Modernize as fichas de EPI
As fichas de EPI são documentos que controlam a entrega de equipamentos de proteção para os funcionários e seu preenchimento correto é de vital importância para a empresa, principalmente em questões judiciais.
Por isso, evite fazer este controle no papel. Contar com um bom sistema de gestão integrada que disponha desta funcionalidade ajuda a prevenir perdas, rasuras ou ausência de informações.
5. Invista em tecnologia
Atualmente há uma série de soluções disponíveis no mercado para ajudar os empresários a prevenir acidentes de trabalho nos mais diversos segmentos.
A Mega Sistemas, por exemplo, conseguiu aliar a precisão de seu sistema de gestão às facilidades proporcionadas pela mobilidade para garantir o controle e a manutenção dos EPIs em nichos como o da construção e de serviços.
Portanto, ao buscar o apoio de um ERP, verifique também se o software escolhido está preparado para subsidiá-lo nas decisões e acontecimentos relacionados ao campo de trabalho, como os canteiros de obras ou estações de serviços.
Seguindo as dicas deste post, sua empresa poderá alcançar resultados incríveis de segurança no trabalho e evitar acidentes e questões judiciais!
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