5 dicas incríveis para se tornar um consultor de ERP de sucesso!

5 dicas incríveis para se tornar um consultor de ERP de sucesso!

Enterprise Resource Planning é um sistema de apoio à gestão de empresas e que reúne diversas funcionalidades. Um consultor de ERP é o profissional que auxilia na implantação e no uso desse sistema por parte das empresas.

Com o aumento na demanda por sistemas de gestão, esses profissionais têm sido cada vez mais requisitados pelo mercado e novas oportunidades têm surgido para quem decide se especializar na área.

Seja para prestar consultoria a terceiros, ou mesmo para realizar a implantação em sua própria empresa, são necessárias algumas características e habilidades para que seja possível alcançar o sucesso. Confira mais sobre o assunto neste post!

O mercado de ERP no Brasil

Em 2017, a Gartner, empresa americana de consultoria e pesquisa em tecnologia, fez seu primeiro levantamento acerca do mercado de ERPs no Brasil. A pesquisa não conseguiu extrair todas as singularidades do nosso país, pois existem muitos players e soluções. Contudo, seus resultados podem dar um norte sobre a direção que a maioria das empresas e fornecedores estão tomando no mercado brasileiro.

Segundo a pesquisa, o principal foco de quem busca por uma solução de ERP é o controle das finanças. Todas as demais funcionalidades, como controle logístico, controle de estoque, de produção, entre outros, acabam ficando em segundo plano ou até mesmo esquecidas.

O que se pode observar a partir dos resultados levantados é que a maioria dos gestores que implantam um ERP em suas empresas não tem a total compreensão de sua importância e possibilidades de aplicação.

Por conta disso, a figura de um consultor de ERP, que guie toda a implantação do software, enumerando as demandas da empresa e levantando requisitos, é fundamental para o aproveitamento total dessa tecnologia.

Habilidades de um consultor de ERP

Antes de descobrir como obter sucesso como um consultor de ERP, é preciso identificar quais habilidades e conhecimentos são necessários para exercer esse cargo. Entre os principais, podemos citar:

  • paciência — ela é uma virtude importante, ainda mais em implantações que podem levar meses. Não queira que todos se adaptem facilmente e nunca apresse as coisas;

  • disponibilidade — esteja sempre disposto a tirar as dúvidas de quem possa estar um pouco perdido durante a implantação e esteja acessível durante todo o processo;

  • conhecimento de negócio — para realizar a implantação de um ERP é preciso conhecer bem o negócio e os processos da empresa. Esse conhecimento é fundamental para alcançar um bom resultado final;

  • humildade — durante o processo você aprenderá muito. Cada implantação é diferente da outra, com novos desafios e oportunidades. Esteja sempre atento às informações que os envolvidos compartilharem com você;

  • comunicação — habilidades de comunicação pessoal são essenciais para um consultor de ERP, que deverá repassar aos demais envolvidos cada passo do processo, de forma simples e de fácil entendimento.

O papel de um consultor de ERP

A sua função como profissional dessa área vai desde analisar todos os processos de negócio, para o desenvolvimento de rotinas personalizadas, até a modelagem de dados para inserção no sistema.

Além disso, qualquer problema técnico relativo à implantação deverá ser resolvido por você. Faz parte da sua alçada analisar todas as demandas do cliente e encontrar uma solução em ERP que se encaixe às necessidades do negócio.

Durante esse processo, você também deverá organizar e realizar o treinamento de todos os colaboradores para que eles possam utilizar as novas ferramentas com o menor impacto possível sobre os processos da empresa.

Ao final da implantação, é chegado o momento de monitorar os resultados para identificar oportunidades de melhoria ou qualquer mau funcionamento, que deverá ser corrigido.

Dicas para se tornar um consultor de sucesso

Para finalizar este post, vamos às dicas para se tornar um consultor de sucesso. Todas as habilidades citadas anteriormente podem ser desenvolvidas por meio do cumprimento dos itens da lista que você confere a seguir.

1. Ter criatividade

Um consultor de ERP se depara com muitos desafios, que vão desde processos que não se encaixam às ferramentas escolhidas até a dificuldade de adaptação por parte dos colaboradores.

Para lidar com todos esses problemas é preciso muita criatividade. Não fique fechado em soluções comuns; busque desenvolver suas próprias medidas para contornar as situações adversas que encontrar.

2. Buscar mais conhecimento

Conhecimento é a palavra-chave quando falamos de implantação de um ERP. Conhecer a fundo a ferramenta é uma ótima maneira de acelerar uma implantação e obter sucesso ao final do processo.

A Mega Sistemas tem um projeto de capacitação voltado para as suas ferramentas — a Universidade Mega—, na qual o consultor pode aprender mais sobre os sistemas e, com isso, estar mais bem preparado para atuar em uma implantação.

Esse tipo de iniciativa é inovadora, pois permite que, mesmo internamente, gestores possam aprender sobre as soluções e realizar implantações sem a obrigatoriedade de buscar auxílio externo.

3. Manter uma visão empresarial

É preciso também estar sempre em sintonia com os gestores da empresa e manter uma visão empresarial sobre a implantação. Busque entender, antes de mais nada, quais são os objetivos ao buscar por uma solução.

Muitos gestores não conhecem o total potencial de um ERP e por isso você pode agir como um evangelizador da tecnologia, demonstrando todas as possibilidades ao final de sua implantação.

4. Ter proatividade

Esse item é essencial para o sucesso de uma carreira como consultor de ERP. É preciso ir em busca de conhecimento, das melhores ferramentas, das últimas novidades, de clientes, ou seja, é uma atividade que exige movimento.

Diversos desafios serão enfrentados ao implantar um ERP e, em cada empresa, a depender de seu ramo de negócio e modelo de processos, esses problemas serão diferentes. Por isso, é preciso estar sempre buscando novas soluções para realizar o processo de maneira mais eficiente — sem atropelar etapas, claro.

5. Ser apaixonado pelo que faz

A última dica está presente em praticamente todas as listas que falam sobre uma profissão. É preciso ter paixão pelo que faz e gostar muito de tecnologia e inovação para obter sucesso nessa carreira.

Um consultor de ERP deve ser um profissional que tem vontade de aprender cada vez mais e não tem medo de errar algumas vezes durante o processo — é comum que algumas implantações deem mais certo que outras. O importante é entender que tudo faz parte do aprendizado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o podcast “Tudo o que você precisa saber sobre um ERP”!