5 boas práticas de gestão para produzir mais e melhor

Para que a sua empresa possa ter um crescimento contínuo, é necessário atender com qualidade cada vez mais clientes e investir na adoção de boas práticas de gestão. Existem algumas estratégias muito úteis para o controle dos processos realizados por sua empresa que, se aplicadas corretamente, poderão otimizar as atividades, bem como contribuir para a redução de custos. Destacamos 5 boas práticas que irão te ajudar a expandir sua empresa. Confira!


1 - Analise o fluxo de produção

Você sabe quanto tempo uma matéria-prima leva para se tornar um produto finalizado? É muito importante que se tenha este tipo de informação devidamente registrada, bem como todo o caminho que ela faz dentro da empresa.

Muitas vezes, perde-se tempo com processos que não são executados de maneira adequada ou que não estão otimizados. A revisão do layout de sua empresa deve ser realizada sempre, evitando colocar em prática essa estratégia apenas quando encontrar alguma falha no processo devido ao caminho que a matéria-prima percorre.


2 - Invista em um setor de qualidade

Não adianta modificar todo o layout de sua empresa se a matéria-prima possui pouca qualidade ou se durante o processo não são observados os procedimentos padrão que garantirão um menor índice de refugos e desperdício de materiais.

Ter um setor dedicado a este processo é fundamental, pois a qualidade é um dos fatores que mais pesam na decisão de um cliente em adquirir ou não um produto de uma determinada empresa.


3 - Faça um controle financeiro adequado

A gestão financeira é o ponto principal para as boas práticas de gestão de uma empresa, já que é a partir dele que passam todos os processos de compra, projeção de vendas, aquisição de materiais de escritório, matérias-primas etc. Se esta gestão for realizada de maneira incorreta, a saúde financeira de sua empresa ficará debilitada, contribuindo até para que as atividades fiquem inviáveis.


4 - Controle seu estoque

Saber exatamente o que a empresa tem e o que está faltando é fundamental para evitar perdas de tempo ou dinheiro — afinal, estoque cheio é capital estagnado e o vazio significa produção parada. Buscar o equilíbrio entre as quantidades de matérias que entram e os produtos que saem não é uma tarefa simples e exige que a empresa possua um bom nível de autoconhecimento. Contar com um software de gestão para controlar o estoque também é uma opção prática e eficaz que tem sido muito utilizada atualmente.


5 - Modernize as boas práticas de gestão

Adquirir um software que viabilize inserir todas as entrada e saídas de dinheiro da empresa, volume de produção e cadastro de clientes, é a forma mais segura de manter o controle sobre sua empresa — ele possibilita que o empresário tenha uma visão macro de sua empresa por meio de relatórios completos e precisos.

Este tipo de software permite alcançar um nível pleno de autoconhecimento sobre sua empresa, além de auxiliar na definição de metas, na projeção de gastos para o próximo período (mensal, trimestral, semestral ou anual) e no planejamento estratégico de mercado — que é recomendada sua realização semestralmente, principalmente em períodos de instabilidade econômica, no qual o mercado oscila constantemente.
 

Gostou destas dicas para implantar as boas práticas de gestão em sua empresa? Ficou alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários e conte-nos sobre os resultados que sua empresa alcançou!