Existem diversos fornecedores de ERP hoje no mercado e várias soluções que podem ser aplicadas as mais variadas demandas, contudo, esse ambiente rico em ferramentas pode apresentar mais uma dificuldade do que uma facilidade.
Afinal, investir em tecnologia não é barato, mesmo com o ótimo retorno que esse investimento pode ter, e com isso algumas empresas ficam com medo de firmar uma parceria e ter uma experiência negativa.
Para ajudar você a escolher entre os diversos players do mercado aquele que melhor atende às suas demandas e evitar problemas futuros, criamos uma lista para avaliar os possíveis fornecedores de ERP para a sua empresa. Boa leitura!
1. Objetivos com a ferramenta
Antes mesmo de começar a buscar por fornecedores de ERP para a sua empresa é preciso que você tenha um objetivo direto com a implantação de uma solução de gestão, afinal, se não tiver um objetivo claro, existem chances altas investir quantias desnecessárias.
Para isso você pode avaliar a situação atual de sua empresa e quais são os pontos que você acredita que devem ser melhorados com a implantação de um sistema.
Com já dito, existe um mar de soluções lá fora e com isso, nem todas podem auxiliar sua empresa do modo que você gostaria. Ao realizar o levantamento de seus objetivos, boa parte dos fornecedores já será descartada.
2. Impacto da solução na empresa
Outro ponto muito importante a ser realizado antes mesmo da busca pela contratação é verificar o impacto direto que uma nova ferramenta terá sobre os seus processos e colaboradores.
No caso de grandes mudanças, pode ser que você tenha de investir em soluções que ofertem treinamentos, garantindo assim que todo o seu time possa se adaptar às mudanças sem grandes problemas.
3. Qualidade do suporte técnico
Um suporte de qualidade dos fornecedores de ERP é algo fundamental em um sistema de gestão, pois a qualquer momento pode ser que você e sua equipe tenham um problema e ele deverá ser sanado rapidamente.
Imagine que você tenha uma fábrica que funciona 24hs e tem uma dificuldade no meio do turno da noite, sendo que seu fornecedor de ERP só estará disponível pela manhã. Tempo é dinheiro e nesse caso você perderia algum.
Procure-se informar como funciona o suporte técnico, tempo de resposta para as solicitações, tempo disponível, horários de atendimento. Todos esses são pontos que você poderá precisar no futuro.
4. Qualidade da solução
Alguns fornecedores oferecem soluções legadas, escritas com linguagens ultrapassadas e com problemas de integração com novas ferramentas. Mesmo que o preço seja atrativo, contratar um ERP como esse pode gerar problemas no futuro.
O ideal é verificar a qualidade do sistema, algumas empresas fornecem ambiente de teste no qual você pode utilizar a solução durante alguns dias e verificar o real valor que ela está gerando para você.
5. Facilidade de implantação
Por último, e não menos importante, é necessário avaliar a facilidade de implantação, afinal, durante todo o período de adaptação a produtividade de seu time tende a cair.
Dessa forma, quanto mais simples e prática a solução, mais rápido os resultados podem ser alcançados e os benefícios atingidos. Sempre leve isso em consideração ao avaliar um sistema.
Esperamos que este pequeno post e suas dicas possam ajudar você a filtrar melhor os diversos fornecedores de ERP que existem hoje no mercado e optar pela melhor solução para a sua empresa!
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso próximo post e descubra qual o real retorno de se investir em um ERP!