Você saberia dizer quais são os fatores que influenciam diretamente na produtividade da sua empresa? Muitos gestores acreditam que conhecem todos os problemas de sua organização, mas acabam deixando passar pequenos detalhes que podem se tornar grandes empecilhos em longo prazo!
A produtividade nas empresas é o principal elemento relacionado ao seu sucesso. E é para este ponto que os gestores devem voltar sua atenção. Uma organização que possui uma produção de acordo com a demanda e de forma qualificada se destaca no mercado de trabalho. Por isso, detectar pontos que afetam a produtividade da equipe é tão importante para a sobrevivência de um empreendimento.
Como avaliar as deficiências na produtividade de uma organização? Para ajudá-lo a encontrar o que pode estar atrapalhando o desempenho do seu funcionário, separamos 4 dos principais problemas que afetam a produtividade. Saiba quais são eles, como afetam as empresas e funcionários e o que deve ser feito para evitá-los. Confira!
Uso indevido da internet
Com a grande globalização e o uso das redes sociais como estratégia de marketing, todas as empresas necessitam de computadores com acesso à internet. Porém, o que acontece em muitos casos, é o uso indevido dessas tecnologias durante o horário de trabalho – inclusive os smartphones. Os profissionais acabam se distraindo acessando outros sites de entretenimento e, consequentemente, deixem de cumprir suas tarefas.
Com isso, a produtividade de toda a organização cai e é prejudicada. Uma solução deste problema é fornecer um determinado tempo de descanso durante a jornada de trabalho. Assim, os profissionais poderão cumprir suas funções e acessar a internet durante essa pausa. Uma outra opção é bloquear o acesso a determinados sites nos computadores da empresa.
Infraestrutura do ambiente de trabalho
O planejamento da infraestrutura é essencial. Este é um aspecto que passa despercebido por muitos gestores e que pode ter grande impacto na produtividade das empresas. Barulhos, ambiente com pouca iluminação, pessoas circulando e mobiliário inadequado podem atrapalhar o nível de produção dos profissionais. É preciso saber organizar a sua empresa de acordo com as tarefas a serem desempenhadas e de forma a garantir o bem-estar do trabalhador enquanto ele exerce a sua função.
O setor de produção não deve ficar próximo demais a sala de reuniões e escritórios, pois o barulho pode atrapalhar a concentração. Além disso, as salas devem possuir os equipamentos necessários para que o profissional faça o seu trabalho com qualidade. Um funcionário que fica circulando pela empresa em busca de ferramentas perde tempo e ainda atrapalha os demais, prejudicado o rendimento organizacional.
Não cumprimento das normas
Conversas paralelas durante o expediente, atrasos frequentes e não cumprimento das tarefas diárias são pontos que devem ser punidos. Imagine se um profissional chega atrasado, pausa o seu trabalho para conversar com o colega e ainda não cumpre sua função. Ele prejudicará a produtividade não somente da empresa, mas também de seus colegas.
Para incentivar os profissionais a cumprirem regras e prazos estabelecidos pela organização, os gestores podem utilizar o sistema de bônus e advertências. Isso faz com que eles se sintam motivados e auxiliem na melhora da produtividade da empresa.
Grande número de reuniões e envio de e-mails
Alguns gestores acreditam que os funcionários precisam ter acesso a todas informações da empresa, inclusive aquelas que não pertencem a área destes. Isso faz com que os profissionais percam muito tempo filtrando os assuntos de real importância em seus e-mails, enquanto poderiam estar produzindo. Além disso, algumas reuniões acabam se tornando improdutivas, pois o assunto poderia ter sido discutido com um número reduzido de profissionais e depois comunicado ao restante da organização. O ideal é que se encontre um equilíbrio, tanto para a quantidade de e-mails trocados como para o número de reuniões agendadas, de forma que a produtividade da empresa não seja afetada, mas que informações importantes sejam passadas e que decisões sejam tomadas.
A produtividade nas empresas é um fator importante e todos os empecilhos que possam prejudicá-la devem ser analisados! Os gestores podem utilizar um sistema de gestão integrada para auxiliá-los e tornar as soluções mais rápidas e eficientes.
Conhece mais algum problema que pode afetar a produção nas organizações? Compartilhe com a gente!