4 indicadores de desempenho do agronegócio para acompanhar

Como avaliar o desempenho no agronegócio? Como saber quais produtos são mais vendidos em determinado local durante certo período? Como ter certeza de que toda a capacidade de produção está sendo aproveitada? Estas e outras respostas podem ser encontradas a partir de indicadores de desempenho.

O setor de agronegócios possui muitas particularidades que devem ser consideradas na hora de avaliar o desempenho e a produtividade da empresa. Por isso, no post de hoje, você vai conhecer 4 indicadores de desempenho do agronegócio que você precisa acompanhar. Confira!

Qual é a importância dos indicadores de desempenho do agronegócio?

Os indicadores de desempenho são importantes para alcançar os objetivos da empresa. Se quer ter mais vendas, por exemplo, você pode analisar a capacidade de produção e os dados das vendas para saber como agir para alcançar o objetivo.

Analisar dados é importante para perceber falhas, aumentar a produtividade, a qualidade e a capacidade de entrega de resultados. Tudo isso pode trazer mais lucros para o negócio.

Saiba quais indicadores podem te ajudar nesta missão!

Quais indicadores de desempenho eu devo acompanhar?

Os indicadores de desempenho são ideais para ajudar a alcançar os objetivos da empresa; por isso, para decidir quais indicadores devem ser analisados, você deve primeiramente conhecer claramente quais são esses objetivos.

Entretanto, também é necessário conhecer os tipos de indicadores existentes para saber como eles podem contribuir para alcançar os objetivos. Então, a seguir, conheça alguns deles:

1. Indicadores de georreferenciamento

Com mapas de calor ou indicadores de georreferenciamento com pontos de latitude e longitude que indicam onde há maior incidência de doenças ou pragas, por exemplo, é possível ter uma visão precisa de toda a superfície da terra, permitindo ao produtor saber exatamente onde deverá aplicar determinados produtos para controle destas incidências.

2. Capacidade produtiva diária

Conhecer a capacidade de produção da empresa é fundamental para traçar planos. Assim, você deve conhecer a capacidade produtiva de cada máquina e dos funcionários, considerar possíveis perdas, como necessidade de realizar manutenções, e assim terá ciência da real potência do negócio.

Por meio da comparação dessa capacidade, com a produção efetivamente realizada no dia, é possível calcular eficiência e produtividade e reconhecer possíveis falhas nos processos que podem impactar em baixos resultados.

3. Tabela de indicadores

A tabela de indicadores reúne uma série de indicadores importantes para o negócio, apresentando o desempenho da empresa como um todo, bem como se os objetivos estão sendo atendidos.

Ter dados importantes como estes reunidos em um só lugar, como em um ERP, é fundamental para tomar decisões com mais chance de darem certo.

4. Resultado do cubo de dados

O cubo de dados é formado por representações dinâmicas das tabelas. Ele exibe mais de uma dimensão de informações em conjunto. Então, é possível cruzar diferentes informações para obter resultados mais precisos.

Você pode, por exemplo, analisar por período, colheita (rentabilidade), custo de produção, beneficiamento do produto, e descobrir em qual local se tem mais produto vendido.

Agora que você sabe como os indicadores de desempenho do agronegócio são importantes para alcançar resultados positivos, não vai deixar seu negócio fora dessa, não é mesmo? O avanço tecnológico trouxe inúmeras soluções que podem te ajudar a analisar estes indicadores. Aproveite!

Gostou do post? Siga a Mega Sistemas no Facebook, no Twitter e no YouTube para ter mais dicas como estas!