
4 fatores que desaceleram o crescimento das incorporadoras
Crescer não depende apenas da economia ou do mercado. Depende, também, da habilidade que as empresas têm para otimizar recursos e maximizar resultados a qualquer tempo. E reavaliar algumas estratégias e posturas que já foram adotadas há tempos pode ser uma alternativa para quem deseja prosperar. Mas como detectar estes fatores impeditivos e por onde começar a procurá-los? É isso o que você vai aprender agora. Confira o nosso post:
Falta de atenção à legislação do setor
Um dos grandes problemas das incorporadoras, o que pode estar impedindo a sua de crescer, é a falta de conhecimento ou de aderência à legislação vigente. Questões ambientais, tributos, processos junto às prefeituras e Estados e até mesmo problemas de relacionamento com a comunidade podem atravancar novos empreendimentos e impedir que você aproveite o time to market para fazer seu negócio deslanchar de vez.
Por mais que seja custoso manter toda a parte legal das incorporações em dia, esse é um mal necessário, que vai ajudá-lo na hora das negociações e das vendas. Portanto, contrate uma assessoria jurídica especializada e invista na segurança de cada um dos seus empreendimentos desde agora.
Foco em empreendimentos de luxo
Verdade seja dita: o mercado de luxo realmente gerou uma demanda gigantesca nos últimos anos, mas atualmente a parcela da população que busca esse tipo de investimento é proporcionalmente muito pequena em relação a todo o resto. Assim, volte a olhar para os empreendimentos enxutos e práticos, com menor valor de mercado e maior demanda.
Se isso significa readequar toda a estratégia da sua incorporadora, avalie as vantagens. Pesquise sobre as tendências para os próximos anos e redefina seus propósitos para fazer sua incorporadora crescer de maneira sustentável e sem maiores riscos.
Operações concentradas nas grandes cidades
A qualidade de vida, a tranquilidade, as menores taxas de violência e os valores mais acessíveis das cidades de regiões metropolitanas e interior têm atraído uma grande parcela da população. Mas o problema é que, mesmo assim, não são muitas as incorporadoras explorando o nicho.
Diversificar sua área de atuação pode ser uma grata surpresa, pois o poder aquisitivo dos moradores desses locais aumentou bastante nos últimos anos, assim como o movimento de pessoas que saem das grandes cidades para desfrutar de um ambiente com maior qualidade. Tendência que fica? Vale investigar, não acha?
Controles internos dispersos e manuais
Saindo do ambiente mercadológico para mergulhar na sua operação interna, a manutenção de controles em planilhas e arquivos de texto compromete a qualidade do trabalho da sua equipe e eleva o tempo de execução de qualquer atividade, o que conduz a processos lentos e desnecessariamente burocráticos. Além disso, esse tipo de controle pode ser facilmente corrompido ou até mesmo perdido, impactando toda sua operação.
Os lançamentos manuais contribuem para a desorganização da sua incorporadora e aumentam as chances de erros humanos, que também podem comprometer o trabalho da empresa como um todo e levar a prejuízos enormes. E é por isso que a adoção de sistemas de gestão empresarial especializados no setor é uma excelente maneira de colocar seus processos nos eixos, mantendo as informações da sua incorporadora em segurança, salvas de falhas humanas e de erros manuais. A tecnologia está aí para auxiliar os processos de gestão! Então não deixe para amanhã a organização do seu empreendimento!
Agora comente aqui e nos conte se, só de ler esse post com a mente aberta, já conseguiu identificar alguma falha cometida por sua incorporadora. Entendeu direitinho o que deve fazer para contornar esse obstáculo? Compartilhe conosco!
Comente