
4 dicas para um controle de inadimplência na construção civil
Um dos problemas delicados e frequentes que afetam a construção civil é a inadimplência. Clientes que não cumprem prazos, esquecem de pagar o valor devido a seus contratantes, deixando parcelas em aberto ou que simplesmente não se planejaram direito na hora de assumir os custos de uma obra ou de uma reforma não são incomuns.
O problema é que atrasos como esses podem comprometer o fluxo de caixa da empresa contratada e afetar os compromissos assumidos por ela com fornecedores, materiais e até com pessoal, gerando um efeito cascata.
No texto de hoje, vamos abordar 4 dicas para um controle de inadimplência e evitar que você passe por uma situação indesejada como a de ficar sem receber mesmo com serviços prestados. Confira!
Use a tecnologia para um controle de inadimplência eficiente
A tecnologia é uma solução cada vez mais utilizada por empresas de todos os setores para resolver problemas comuns do dia a dia. No caso da construção civil isso não é diferente. Há empresas e profissionais que usam ferramentas de gestão, do tipo ERP, para controlar todos os processos que passam pelo canteiro de obras.
Isso é importante para organizar o fluxo das etapas de uma construção e garantir um acompanhamento eficiente, gerando até mesmo economia de recursos. Ferramentas como essa também podem ser utilizadas para fazer um controle de inadimplência.
Isso porque é importante registrar prazos, valores e meios de pagamento acordados entre contratante e contratado. Esse tipo de tecnologia permite, por exemplo, que o engenheiro ou o departamento financeiro de uma empresa tenham acesso fácil ao que foi acordado por meio de um contrato e se programem adequadamente conforme os pagamentos forem feitos.
Invista em facilidades para o pagamento
Além de pagar a empresa de engenharia, quem decide fazer uma obra ou uma reforma também terá que se programar para despesas diversas como materiais, fornecedores, transporte, logística etc. Tudo isso demanda, além de um gasto grande de recursos, uma organização financeira adequada.
Para que o serviço possa ficar adequado para as duas partes, é importante adotar algumas facilidades no pagamento. Uma delas é o parcelamento em comum acordo sobre as datas de vencimento e valor cobrado sobre cada serviço.
Outra opção que também tem sido adotada em alguns casos é a cobrança online, por meio de ferramentas de pagamento via internet específicas. Boletos ou dividir o valor por meio de um cartão de crédito também são meios eficientes de receber o dinheiro e evitar surpresas desagradáveis.
Automatize do serviço de cobranças
Essa é uma ideia interessante para quem tem um cliente "enrolado", que se esquece do vencimento das parcelas e frequentemente atrasa o pagamento. Automatizar o serviço de cobranças é importante para que você não se desgaste com um determinado cliente, tendo que lembrá-lo a todo o tempo sobre os prazos assumidos — dessa forma, ele será notificado sempre que uma parcela estiver por vencer.
Inclua o valor da inadimplência no seu orçamento
Infelizmente, como já dissemos, a inadimplência é algo bastante comum no setor da construção civil. Uma alternativa para evitar grandes perdas em virtude desse problema é incluir o "custo da inadimplência" na hora de apresentar o orçamento para um possível cliente.
E o que isso significa? Significa definir um percentual para ser acrescido no valor de um contrato (entre 5% e 10%, por exemplo) para cobrir eventuais prejuízos. Dessa forma, você faz o planejamento financeiro normalmente, mas sabe que terá uma sobra que pode funcionar como controle de inadimplência.
Gostou do texto sobre controle de inadimplência na construção civil? Então siga nossos perfis nas redes sociais e continue por dentro dos assuntos do setor. Nós estamos no Twitter, no Facebook e no LinkedIn!
Comente