Uma empresa necessita de atenção a diversas áreas para ser bem sucedida e o setor financeiro é uma delas. Nesse âmbito, entretanto, há uma questão que costuma gerar certos prejuízos para o negócio, que é a falta de um bom controle de inadimplência de clientes.
A ideia é que, por meio de técnicas específicas, seja possível reduzir o número de clientes com pendências financeiras junto ao negócio, o que se torna vantajoso para os dois lados da negociação: o cliente e o setor financeiro da empresa.
Pensando nisso, no post de hoje listamos as 4 principais dicas para fazer uma gestão eficiente do nível de inadimplência na empresa. Quer saber como você pode fazer isso? Então venha conosco e confira!
Como realizar o controle de inadimplência de clientes?
Existem diversas maneiras de realizar esse controle. Confira a seguir quais são as principais.
1. Tenha ações preventivas
Antes de mais nada, é preciso evitar vender para clientes inadimplentes. Caso seja uma compra parcelada, é fundamental solicitar dados pessoais como RG e CPF, além de realizar uma consulta com essas informações, antes de fechar o negócio.
Dessa forma, é possível verificar se o cliente tem o seu nome atrelado ao SPC e Serasa e evitar uma venda para quem claramente tem um mal histórico de pagamentos.
2. Tenha uma boa estratégia de cobrança
Realizar cobranças da maneira correta parece uma arte desconhecida, mas, na verdade, é relativamente simples. Primeiramente, é importante desenvolver um processo completo, de modo a evitar que o cliente deixe de honrar sua dívida. É aqui que falamos sobre explorar as soluções disponíveis, como mensagens, ligações e demais meios tecnológicos.
Além disso, é imprescindível ter uma comunicação clara e segura. Ao dialogar com o cliente, certifique-se de não demonstrar medo ou constrangimento, afinal, tudo isso faz parte do processo de negociação e permitirá que a conversa flua de forma mais tranquila.
3. Organize seus cadastros
Organização é um fator de grande importância em qualquer setor da empresa e aqui não é diferente. Contar com dados organizados faz parte de uma gestão eficiente pois permite que os colaboradores responsáveis consigam entender mais sobre a pontualidade de cada cliente no pagamento e quais as melhores soluções para cada caso.
Um outro ponto é a possibilidade de oferecer vantagens para aqueles que pagam em dia — o que ajuda a melhorar o relacionamento com bons compradores e pode ser um estímulo para pagamentos em dia, no caso dos demais.
4. Invista em tecnologia
Falamos sobre a necessidade de organização no tópico anterior e praticamente não há como mencionar a organização empresarial nos dias de hoje sem abordar as vantagens da tecnologia da informação.
O controle de clientes inadimplentes se torna uma tarefa cada vez mais complicada a medida que a empresa cresce. Para manter a ordem e a praticidade em cenários assim, é fundamental investir em recursos automatizados — como sistemas de gestão empresarial.
Desse modo, nota-se que a gestão e o controle de inadimplência se tornam muito mais prático e simples, gerando vantagens tanto para o consumidor quanto para a empresa em questão.
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão e a produtividade do seu negócio? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar!