4 boas práticas que eliminam o atraso na obra

Há inúmeros fatores que podem causar atraso na obra, tanto para você quanto para o seu cliente - o que gera transtornos e prejuízos extras, já que os problemas com o prazo final podem gerar custos que não estavam planejados.

Mas também existem maneiras de se minimizar os impactos e, muitas vezes, evitar totalmente o problema. Basta um pouco de organização e acompanhamento para que o trem permaneça nos trilhos durante a execução da obra.

Veja, abaixo, 4 boas práticas que podem ajudar a eliminar o atraso na obra:

1. Defina um cronograma realista

Todo projeto começa por um bom planejamento. Essa etapa é fundamental, pois é o momento em que você poderá estabelecer os prazos entre cada execução a ser realizada, calculando exatamente o tempo necessário.

Um erro comum em projetos de engenharia é causado pela falta de realismo nos planejamentos. Isso ocorre, muitas vezes, para satisfazer a ansiedade do próprio cliente. Porém, o efeito acaba sendo o contrário: a impressão de que tudo está atrasado acaba sendo maior no final.

Portanto, seu cronograma deve ser realista e transparente, para que o cliente tenha a exata noção da duração da obra e para que os procedimentos não sejam afetados em virtude de problemas que possam surgir.

2. Acompanhe a execução de perto

Embora seja necessária uma certa rigidez, planejamentos não podem ser imutáveis. Como você sabe, obras são processos longos que podem sofrer com alterações ao longo de sua execução.

Por isso, é necessário um acompanhamento próximo de todas as etapas. Assim, você consegue atuar rapidamente para corrigir rumos e tomar decisões fundamentais para a continuidade do empreendimento, garantindo a pontualidade da entrega final.

3. Reserve recursos no orçamento

Muitas vezes, os atrasos são ocasionados por fatores imprevisíveis que, com algum jogo de cintura, até seria possível contornar. Isso se não fosse por uma questão decisiva: a falta de orçamento.

Por melhor que seja o seu acompanhamento do processo, de nada adiantará se antecipar aos atrasos se você não dispuser de verba para contornar os problemas que surgem ao longo do caminho.

Para solucionar isso, a melhor receita é construir um orçamento que preveja valores de reserva suficientes para cobrir gastos de última hora. Dessa forma, você não precisa perder tempo levantando recursos extras enquanto a obra está parada à espera da solução.

4. Use a tecnologia a seu favor

Como você viu até aqui, organização e acompanhamento são duas palavras-chave para o sucesso de qualquer obra. Para isso, é fundamental apostar no auxílio da tecnologia.

Aplicativos de gestão permitem que você abandone as planilhas manuais e planeje a sua obra com muito mais clareza e facilidade. Além disso, os softwares tornam possível acompanhar a execução a distância, por meio da tela do seu celular ou tablet. Essa organização encurta o caminho da tomada de decisão e elimina os atrasos indesejados.

E aí, viu só como um atraso na obra pode ser prejudicial e como você pode evitá-los? Caso tenha gostado deste conteúdo, que tal complementar sua leitura? Baixe o e-book 5 tendências de engenharia civil e saiba o que está em alta na área!