
3D ou BIM: entenda as diferenças e veja qual é a melhor opção!
3D ou BIM são duas formas de modelagem tridimensional de projetos de engenharia, porém, existe uma grande diferença entre elas. A primeira apresenta apenas um modelo simples, enquanto que a segunda leva em conta todo o gerenciamento do projeto.
Criar modelos de engenharia em terceira dimensão já é algo comum hoje nos mais variados projetos. Contudo, existem basicamente duas maneiras de aplicar esse conceito: utilizando o 3D ou o BIM.
Neste post, vamos esclarecer para você quais as principais diferenças entre os dois tipos de modelagem e qual deles pode ser o melhor para os seus projetos. Continue conosco e confira!
Modelagem 3D
O uso de modelagem 3D na engenharia já ocorre a alguns anos, uma vez que a tecnologia auxilia muito na criação de projetos mais avançados e permite aos profissionais uma maior rapidez no desenvolvimento de maquetes virtuais.
Uma das maiores vantagens de se utilizar de softwares de modelagem 3D é a possibilidade de visualizar toda a obra em várias escalas e realizar tours virtuais por dentro da estrutura. Entretanto, faltava à modelagem 3D um algo a mais, pois quando falamos em softwares para a criação de projetos tridimensionais, existe apenas um modelo de construção, sem mais nenhum tipo de informação que possa auxiliar o engenheiro ou o restante da equipe de obras no projeto.
BIM
Da falta de informações relevantes em sistemas 3D, engenheiros e demais profissionais envolvidos com os projetos sentiram a necessidade de softwares que armazenassem dados extras acerca da construção.
Foi aí que surgiu o BIM (Building Information Modeling), ou seja, não apenas um modelo que representasse o objetivo final em termos visuais, mas que também conta com uma série de informações que auxiliam na gestão de todo o projeto de construção.
A desvantagem do BIM em relação aos softwares 3D tem relação unicamente com a complexidade do sistema, que exige mais conhecimentos. Porém, entre as vantagens podemos citar um melhor controle do projeto, acompanhamento de prazos, determinação de materiais, orçamentos a serem utilizados, entre outros.
Além disso, o BIM permite uma colaboração interdisciplinar entre todos os envolvidos na obra, sendo que cada um pode colaborar para o projeto inserindo informações acerca de sua área de atuação dentro do projeto.
Dessa forma, o BIM condiz diretamente com o modelo real de construção. Com isso, é possível acompanhar o cumprimento de prazos e outras métricas por meio da evolução do modelo.
3D ou BIM
Muitas empresas ainda se utilizam da modelagem 3D em seus projetos como uma primeira opção. Porém, cada vez mais o BIM vem se estabelecendo como a melhor solução para o gerenciamento de projetos de construção.
Por se tratar de uma evolução da modelagem 3D comum, com diversas novas atribuições, o BIM tem sido cada vez mais aceito como uma ferramenta para a gestão do dia a dia no canteiro de obras.
Caso sua empresa esteja buscando a melhor solução para desenvolver seus projetos e busque por informações disponibilizadas em tempo real e cumprimento de prazos, o ideal é investir em BIM.
Chegamos ao final de nosso texto e esperamos que você possa ter compreendido as principais diferenças existentes entre ambos os softwares de modelagem e, assim, tenha condições de escolher o melhor para o seu projeto; 3D ou BIM.
Caso queira receber informações mais aprofundadas, baixe nosso e-book sobre modelagem e Building Information Modeling.
Comente