Em um ambiente de concorrência acirrada e clientela cada vez mais informada, conectada, e consequentemente mais exigente, as vantagens competitivas de uma organização vão além dos valores que são perceptíveis pelos clientes.
O mercado pede dinamismo na entrega de sua proposta de valor, porém é necessário executar com eficiência dentro dos processos operacionais pré-estabelecidos para que ela cumpra os interesses estratégicos da organização como um todo.
Para que possamos elevar o patamar de uma gestão de excelência, que reflita diretamente em diferenciais na proposta de valor ao cliente, é preciso que ocorra, primordialmente, ações efetivas que venham de dentro para fora.
Entre inúmeras ações que a organização pode realizar internamente é integrar sua estrutura operacional com a sua estrutura de gestão e retaguarda, que na maioria das vezes, demonstra ser um enorme desafio.
Quando essa proposta de integração é colocada dentro da sua empresa, a sensação que o gestor assume é a mesma quando se depara com um enorme quebra-cabeça com peças em formatos irregulares e de cores bem semelhantes. A quantidade de informação exigida para o projeto aparenta ser incontrolável e que seus processos apresentam formatos divergentes.
Para que os objetivos macros sejam supridos, a gestão de projetos pode ser o caminho para o sucesso da integração. Confira algumas dicas para iniciar esta jornada:
Conscientize!
O primeiro passo começa na conscientização de toda a organização sobre os reflexos dos processos operacionais integrados nos indicadores estratégicos da organização, e quais resultado serão esperados com essa integração. Ser transparente e claro com seus objetivos internos pode se tornar a primeira vantagem competitiva da organização.
Estabeleça um plano de informações
Na sequência, é preciso estabelecer como a organização está mapeada dentro de seu sistema de gestão empresarial e correlacionar como as informações financeiras são classificadas com a realidade operacional da organização, se realmente trazem informações sobre seus departamentos responsáveis e sua a verdadeira finalidade da aplicação ou origem do recurso.
Essa ação coloca a organização dentro de um grande plano de informações que se conversam e cruzam a todo momento, trazendo maior clareza na visão gerencial de seus resultados e proporcionando uma vantagem competitiva na adoção mais rápida em tomadas de decisão.
Tenha um bom ERP!
Outra ação estratégica para o sucesso do projeto é contar com o apoio de sistemas de gestão integrada que já possuam expertise no seu ramo de atuação produtiva. Preferencialmente com módulos especialmente desenvolvidos para os processos operacionais e que se integram nativamente com os módulos responsáveis pela operação de retaguarda da organização, como os módulos financeiros e de contabilidade, entre outros.
A Mega Sistemas conta justamente com soluções que atendem a organização com integrações de processos operacionais de acordo com o seu ramo de atuação. O conjunto de soluções da companhia para o setor de Incorporação Imobiliária e de Construção Civil é um dos exemplos de como podemos integrar as operações de seu negócio com a gestão de controladoria da toda a organização. Separamos abaixo alguns benefícios que demonstram bem esta realidade:
1. Gestão da fundação ao acabamento
Desde o estudo de viabilidade de um novo empreendimento até a atividade comercial de venda das unidades imobiliárias, o Mega ERP conta com ferramentas que proporcionam ao Incorporador executar o ciclo de incorporação por completo, com a utilização dos portais de vendas e portal de clientes, que servem de integração com os módulos de estudo de viabilidade, planejamento estratégico, comercial e gestão de carteira de recebíveis.
2. Maior eficiência por m2
No canteiro de obras, as integrações operacionais começam na mobilidade através do controle da produtividade pelo Mega Mobuss e Portal de Obras, do qual vão lhe oferecer maior autonomia, agilidade e eficiência por m² em conjunto com os módulos de Administração de Obras e Gestão de Empreiteiros, do qual todos se comunicam numa única linguagem no âmbito da controladoria.
3. Informações confiáveis
Dentro dos muitos benefícios esperados pelas empresas ao adotar um sistema ERP que possua processo operacionais já desenvolvidos está, também, a unificação, velocidade e fluidez das informações geradas, facilitando a adoção de medidas de correção e ajustes de processos no dia a dia da organização.
Em outros casos, tais integrações podem ser realizadas com outros sistemas específicos que geram processos e informações de cunho operacional, onde demandam estudos como o mapeamento dos processos, levantamento de informações, preparação de ambientes de integração de dados e validação constante dos resultados obtidos.
Atualmente, existe uma enorme variedade de soluções para as integrações no âmbito da tecnologia da informação; o que é preciso ter ciência nesses casos é a importância na participação e valorização da experiência do usuário de todos os envolvidos, até mesmo daqueles que atuam em campo, seja no chão de fábrica, na casa do cliente prestando o serviço ou nos canteiros de obras de uma construção.
As vantagens competitivas obtidas nesse grande desafio de integrar os processos operacionais com a gestão de retaguarda da organização vão além dos patamares dos indicadores econômicos financeiros, refletem na qualidade de vida de sua organização, facilita o crescimento de todos, proporciona uma visão sistêmica e holística da organização diante do ecossistema que ele está inserido, elevando em si para uma gestão de excelência e significativa para a sociedade.