Poucas empresas hoje investem em prevenção de perdas, o que acaba prejudicando de forma direta a sua lucratividade, afinal, esse é um dos principais pontos que mina a receita das organizações.
Contudo, proteger-se contra as perdas não é uma tarefa fácil, pois, os motivos pelos quais elas podem atingir uma empresa são vários e é preciso de uma estratégia bem fundamentada para evitar o prejuízo.
Neste post, nosso objetivo é mostrar para você o que é e como funciona a gestão e prevenção de perdas, além disso, vamos listar alguns motivos interessantes para que você aplique esse gerenciamento em sua empresa. Acompanhe!
A prevenção de perdas
Podemos conceituar como "perdas", os prejuízos gerais com furtos, extravios, quebras e outras situações que inutilizam produtos ou impedem a sua comercialização, incorrendo em diminuição da receita.
Independentemente do ramo de negócio ou setor de atuação, toda e qualquer empresa acaba tendo de lidar com esses problemas, sendo que investir na prevenção é a melhor saída para evitá-los ao máximo e diminuir sua incidência.
A importância do planejamento
As perdas são responsáveis por reduzir, e muito, a receita de muitas organizações e muitas vezes acabam passando despercebidas, pois a empresa não faz nenhum tipo de controle.
Segundo a ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, apenas nesse setor, em 2017, as perdas atingiram um valor de 6,4 bilhões. Esse é um número expressivo que demonstra a demanda por controle.
Os motivos para adotar a prevenção de perdas
Separamos alguns dos principais motivos pelos quais a sua empresa deve investir na adoção da prevenção de perdas.
1. Melhorar processos
Ao controlar as perdas, é possível verificar quais são os processos falhos dentro do fluxo produtivo, ou seja, aqueles que por meio de sua falta de padronização, alto custo ou ineficiência estão prejudicando os resultados da empresa.
Dessa forma, basta aplicar correções e melhorias, visando aumentar a efetividade desses processos e, consequentemente, diminuir as perdas impostas por eles dentro da produção.
2. Alcançar resultados
Em um primeiro momento, um determinado ponto de venda pode parecer rentável, mas sem uma análise correta de suas perdas, não há um real controle e ele pode resultar em prejuízo.
Para realmente alcançar bons resultados e suas metas de receita, é preciso minimizar ao máximo as perdas e isso só pode ser feito através de um monitoramento constante de todas as variáveis.
3. Melhorar a qualidade
Ao investir no controle e prevenção de perdas, também é possível melhorar a qualidade do resultado final, seja em atendimento ao cliente, seja na composição de um produto melhor.
Isso porque os processos são revistos, matérias-primas podem ser reavaliadas e metodologias substituídas, resultando em maior qualidade ao final de todo o ciclo produtivo.
A prevenção de perdas é um processos de controle essencial para garantir a real saúde financeira da empresa, analisando e corrigindo todo e qualquer problema que possa prejudicar os resultados da organização.
Temos mais um artigo incrível para você. Leia agora mesmo nosso próximo post e entenda como funciona o fluxo de aprovação de orçamentos e como otimizá-lo!