A gestão empresarial integrada traz uma visão mais abrangente do negócio. Ela exige que o empreendedor ou gestor entenda como os diversos setores da empresa interagem e também como a empresa se relaciona com o mercado, a concorrência, os stakeholders (clientes, fornecedores, parceiros, funcionários).
No post de hoje, mostraremos os benefícios da implantação da gestão empresarial integrada e como ela pode melhorar os resultados do seu negócio. Confira!
Por que buscar a gestão empresarial integrada?
Este modelo de gestão alcança resultados melhores, pois permite que os gestores entendam melhor os processos que levam ao sucesso ou ao erro. Por exemplo, suponha que a produção de uma indústria está abaixo das metas. A conclusão óbvia, imediata, é que há um problema dentro do setor de produção. Porém, é possível que a origem do problema esteja em outro lugar.
A gestão empresarial integrada permite identificar se há problemas nos setores de supply chain, vendas ou financeiro que podem estar causando este problema. Talvez tenha havido, por exemplo, um atraso no pagamento de um fornecedor, que adiou a entrega de um material, afetando o estoque de matéria prima e, desse modo, levando a uma redução no ritmo da produção.
Como implementar a gestão empresarial integrada?
Este modelo de gestão exige, em primeiro lugar, uma mudança no foco dos gestores. É preciso expandir a visão para enxergar mais do que apenas o setor que você lidera. Porém, para aplicar isso na prática, uma ferramenta exerce papel importante: o ERP, software de Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).
Este software funciona como um sistema centralizador, onde é possível reunir todas as informações sobre todos os setores e operações da empresa. Existem diversos benefícios na utilização de um bom ERP.
Vamos destacar três dos principais motivos para implementá-lo em sua empresa:
Melhorar a comunicação interna
Troca de e-mails são ineficientes: basta esquecer de enviar uma informação ou demorar para escrever o e-mail e pronto, o erro já aconteceu. Reuniões constantes são problemáticas, afetam a produtividade. Com o ERP, este problema está resolvido. Na hora em que algo acontece, o colaborador pode entrar no sistema e imediatamente fazer um registro no histórico. Assim, qualquer outro colaborador, de qualquer setor da empresa, pode acessar o histórico e acompanhar tudo o que aconteceu.
Prevenir retrabalhos e desperdícios
Uma vez que a comunicação interna chega a este nível de melhora, nota-se uma importante redução nos retrabalhos e desperdícios. Pense na seguinte situação hipotética: um cliente solicita um pedido com urgência. O setor comercial comunica ao setor de estoque. Na mesma hora, um estoquista faz essa separação. Mais tarde, sem saber que aquele pedido já está pronto, outro estoquista chega e o separa novamente. Para a empresa, isso representa perda de tempo, talvez o desperdício de uma embalagem. Se o primeiro estoquista tivesse feito um registro no ERP, esse retrabalho não teria acontecido.
Realizar um registro consistente das atividades
Em várias ocasiões, sua empresa precisa retomar os registros das atividades. Isso pode ser útil para identificar e avaliar possíveis erros, para analisar o desempenho da empresa em um certo período, para determinar melhorias que precisam ser realizadas. Se cada setor realiza seus registros de maneira independente, é possível que haja inconsistência entre as informações, e não será fácil identificar e resolver este problema. Porém, com um ERP, os gestores podem monitorar continuamente as informações que partem de diversas fontes. Assim, é fácil manter os registros consistentes e também obter acesso a todos eles sempre que preciso.
Sua empresa já utiliza a gestão empresarial integrada e o ERP para obter melhores resultados? Como eles têm impactado seu negócio? Compartilhe sua experiência deixando um comentário abaixo!