06 dicas para otimizar a prestação de serviços

Representando mais da metade do PIB brasileiro, o setor de prestação de serviços busca constantemente aprimorar seus processos para oferecer ao público serviços cada vez mais especializados, de acordo com as exigências do novo perfil de consumidor — mais consciente e exigente com relação ao mercado como um todo.

Com o aumento do número de adeptos a regimes como o MEI (Microempreendedor Individual) e o EIRELI (Empresário Individual de Responsabilidade Limitada), a prestação de serviços recebeu mais um reforço, tendo crescido mais do que a indústria no ano passado, conquistando 8% de acréscimo em suas atividades. E esse avanço só comprova o altíssimo potencial de geração de renda e emprego do setor em todo o país — desde que exista um investimento em otimização de recursos e processos, claro.

Mas será que você sabe por que deve tratar de otimizar seus serviços o quanto antes? Pois confira já nosso artigo e entenda tim-tim por tim-tim:

Aprimorar o atendimento para otimizar a prestação de serviços

A prestação de serviços trabalha diretamente com pessoas, por isso é necessário, muito mais do que técnica, relacionamento. E relacionamentos efetivos são construídos a partir de um atendimento ágil, eficaz e cordial, que promova a interação do cliente com a marca e o deixe satisfeito com as soluções apresentadas. Quando você aprimora o atendimento, automaticamente otimiza o tempo dos seus vendedores e dos seus clientes, reduzindo custos e elevando as vendas. Se só traz resultados positivos, por que não praticar, certo?

Definir processos de maneira correta

Os processos são como as veias por onde o sangue corre, conduzindo habilidades e atitudes para que a equipe chegue ao lugar certo. Quando se tem processos bem definidos e todos estão devidamente cientes a seu respeito, é possível observar uma prestação de serviços mais otimizada, ágil e assertiva, sem a demora costumeira das empresas que não têm implementam esse processos.

Abrir mais canais de comunicação com o cliente

Apostar em poucos canais de comunicação com o cliente pode acabar travando seu atendimento e, consequentemente, a adequada prestação de seus serviços. Para não deixar isso acontecer, ofereça alternativas para que os clientes entrem em contato com você, deixando a comunicação mais fluida. Assim você garante o sucesso do negócio por muito mais tempo.

Envolver as pessoas no processo

Quando se deseja otimizar a prestação de serviços, é simplesmente obrigatório envolver todas as pessoas da equipe nesse novo objetivo, fazendo com que elas realmente compreendam a importância da otimização da prestação de serviços. Com funcionários comprometidos fica extremamente mais fácil colocar tudo para rodar sem maiores entraves.

Monitorar o trabalho

Fazer microgestão pode amarrar seus funcionários, deixando-os cada vez mais desmotivados. Porém, largar a equipe sem supervisão pode fazer com que os colaboradores percam o rumo e esqueçam, mesmo que momentaneamente, os objetivos da empresa. Para se prevenir, monitore o trabalho da equipe e sempre dê feedbacks para que se possa promover a otimização do trabalho, deixando a prestação de serviços mais ágil e eficaz.

Adotar softwares de gestão

De nada adianta ter pessoas super envolvidas se você não dá o suporte adequado para que elas trabalhem bem, não é verdade? Assim, adotar um software de gestão de serviços coloca todos os processos em seus devidos eixos, fazendo com que os colaboradores trabalhem de acordo com um padrão estipulado, otimizando processos, recursos e tempo, ativos mais do que importantes para qualquer empresa.

Ficou interessado em saber mais a respeito da otimização de prestação de serviços? Mantenha-se conectado ao nosso blog para ficar a par das novidades! E não deixe de comentar aqui e compartilhar suas impressões e experiências conosco!