
5 maneiras de reduzir custos com um ERP
Em tempos de economia oscilante a primeira iniciativa de qualquer empresa é enxugar custos. Contudo, a empresa não pode parar de girar. Como então, reduzir o orçamento nos pontos certos e manter a produtividade a todo vapor para continuar garantindo a receita do seu negócio?
Uma maneira fácil de alcançar essa medida é com o apoio de um bom ERP para que você controle cada detalhe de sua organização na ponta do dedo e tenha um aliado estratégico para a tomada de decisões. E mesmo que você precise fazer um investimento inicial para a aquisição do software, será fácil perceber como, em pouco tempo, esse investimento retorna para seu bolso em forma de resultados práticos e eficientes.
Confira 05 pontos básicos em que um ERP pode te ajudar a otimizar seus custos e resultados.
1. Elimine controles paralelos
Planilhas, softwares e diversos controles rodando ao mesmo tempo ainda fazem parte da rotina de muitas empresas. Mas a integração das informações pode se tornar um verdadeiro caos em um cenário com controles paralelos, além dos riscos e inconsistências de dados.
Com um ERP esses problemas acabam. Ao invés de manter em funcionamento vários softwares individuais, você contrata uma única solução, economiza com plataformas tecnológicas e arquivos físicos, centraliza suas informações em uma plataforma única e garante a segurança e integração das informações para todo seu time.
2. Controle de perto seu orçamento
Acertar no previsto versus realizado requer uma boa dose de organização e controle sobre o orçamento da empresa, o que nem sempre é possível a partir de planilhas eletrônicas preenchidas manualmente e documentos dispersos. Com um bom sistema de gestão você passa a ter todas as informações que precisa para monitorar mais de perto os gastos e as receitas da empresa, bem como consegue confrontar o previsto com o concretamente realizado em poucos minutos, além de identificar gargalos e fontes de custos para replanejar seu orçamento e investimento de acordo com o momento da empresa. Assim seu fluxo de caixa se mantém sempre positivo e você sabe onde cortar e onde investir.
3. Reduza o retrabalho de sua equipe
Se você não conta com uma solução para centralizar informações e facilitar o trabalho de sua equipe, a chance de que eles percam muito tempo com uma atividade ou que mais de uma pessoa realize o mesmo controle de modos diferentes é grande. Com isso, você perde produtividade e eficiência, o que não é bom para nenhuma empresa. Um ERP pode eliminar os retrabalhos e permitir que sua equipe permaneça focada em atividades mais estratégicas e importantes para alavancar o seu negócio e aumentar o faturamento.
4. Cresça mais com um quadro enxuto
Logo, se sua equipe não precisa se preocupar com tantos detalhes operacionais, você ganha mais eficiência para que sua empresa cresça por mais tempo com o mesmo time, pois a automatização de um sistema de gestão torna as atividades mais práticas e simples. E se você cresce com o mesmo time ao longo de um período maior, isso também significa economia para o seu bolso, já que não é necessário contratar novos colaboradores para as atividades.
5. Tenha processos bem definidos
E encontrar um ERP com alto nível de aderência é o maior desafio no momento da tomada de decisão. O primeiro passo é realizar um mapeamento de processos para assim realizar a aquisição do sistema mais adequado às necessidades da empresa. E além de todos os benefícios para a implantação, esses processos passam a fazer parte da rotina da empresa, trazendo mais agilidade e facilidade para sua equipe, além do mais importante: mantendo o controle e conhecimento da sua empresa, na empresa!
Viu quantas vantagens uma gestão de qualidade pode agregar em sua empresa? Agora é só escolher o ERP ideal para o seu negócio e colocar todos esses benefícios em ação a seu favor! E se você ainda não se convenceu, faça download do nosso eBook e veja outros benefícios que um ERP pode proporcionar à sua gestão:
Você já tem um ERP? Conte-nos outras vantagens que você consegue identificar na redução de custos com apoio da ferramenta e compartilhe suas experiências conosco!
Comente