5 dicas para otimizar a gestão da sua equipe

5 dicas para otimizar a gestão da sua equipe

Tanto o processo de atração como o de retenção de talentos têm se tornado cada vez mais difíceis para as empresas, tendo em vista a alta procura por profissionais cada vez mais capacitados e a concomitante escassez de mão de obra qualificada no mercado. Não havendo alternativa, passa a ser preciso investir em melhores salários e também em melhores condições de trabalho para que os profissionais mais gabaritados permaneçam em sua organização.

Vale ressaltar que esse investimento não pode ser feito apenas na hora da contratação! É preciso manter a equipe constantemente motivada e focada nos resultados da empresa para que se obtenha o máximo de aproveitamento das competências de cada profissional e do grupo como um todo. Exatamente por esse motivo resolvemos falar, hoje, sobre como otimizar a gestão da sua equipe para que ela gere cada vez mais resultados positivos para sua empresa. Então vamos lá?

Estabeleça metas individuais e coletivas

É simplesmente impossível gerir uma equipe sabendo realmente quem produz e quem não está nem aí para o trabalho se não houver o estabelecimento e o respectivo monitoramento de metas individuais. Além disso, é preciso também estabelecer objetivos coletivos para que o time se mantenha integrado, trabalhando em conjunto e não uns contra os outros. A partir das metas estipuladas, você define os KPIs — ou os indicadores de performance —, visando mensurar efetivamente a produtividade de cada indivíduo e da equipe como um todo.

Dê a devida importância e designe papéis

Muitas vezes a equipe perde o foco de suas atividades simplesmente porque não sabe exatamente onde está, onde deve chegar e o que a empresa concretamente espera de cada um dos profissionais. Colocar absolutamente tudo às claras, deixando muito bem delineado qual é o papel específico de cada um para a execução do planejamento estratégico da empresa — e lembrar a equipe constantemente disso — permite que se conte com colaboradores mais comprometidos com o trabalho.

Invista em um sistema informatizado

Foi-se o tempo em que as pessoas representavam a força de trabalho braçal, não é mesmo? Hoje em dia é preciso investir em capital intelectual e deixar que o trabalho realmente pesado seja feito pela tecnologia, que está aí para trabalhar a favor dos indivíduos. Assim, investir em um sistema informatizado para automatizar registros, lançamentos e relatórios passa a ser imprescindível para que sua equipe tenha mais tempo para pensar na estratégia propriamente dita do negócio, sem se preocupar com cansativas tarefas manuais.

Delegue tarefas e responsabilidades

Tentar microgerenciar tudo o que está ao seu redor ou policiar sua equipe o tempo todo pode acabar fazendo com que o tiro saia pela culatra, já que seus funcionários podem, ao contrário do planejado, ficar desmotivados, levando-os a reduzirem a produtividade. Sendo assim, trate de delegar grande parte das tarefas e, a não ser que tenha motivos para o contrário, confie nos componentes do seu time para que eles possam desenvolver seu trabalho com excelência, responsabilidade e comprometimento com os resultados.

Ofereça oportunidades de crescimento

A meritocracia deve fazer parte da sua gestão a fim de motivar as pessoas a realmente se sentirem parte da equipe, comprometendo-se, de fato, com a empresa. À medida em que os profissionais percebem que são recompensados por seus esforços, toda a equipe acaba buscando melhorar seu desempenho. Assim todos saem ganhando! Lembre-se, no entanto, de que a meritocracia deve estar baseada em uma avaliação de desempenho periódica, em que todas as regras sejam claras. Com base nessa avaliação, dê feedbacks aos profissionais, a fim de mantê-los em melhoria contínua.

Agora nos conte se você acredita que pode melhorar o desempenho da sua equipe aplicando essas dicas. Tem alguma outra sugestão que gostaria de dividir conosco? Deixe seu comentário e participe!