5 dicas de relacionamento com os clientes

Desenvolver um bom relacionamento de longo prazo com os clientes normalmente é um dos maiores desafios das empresas, que investem muito na captação, mas acabam se esquecendo da fidelização. Fidelizar clientes vai muito além da finalização de uma venda. Fidelizar é estreitar relacionamentos e se manter sempre presente na vida desse público, gerando valor e trazendo inovações que despertem o interesse e os mantenham próximos.

Neste post vamos dar dicas de relacionamento com os clientes para que você se desvincule um pouco da captação acelerada para poder focar nos clientes já existentes, que também precisam de uma atenção especial de vez em quando. Pronto para mudar o foco? Então vamos lá!

Relacionamento prévio

Primeiramente é preciso entender que seu relacionamento com os clientes começa muito antes da venda, no mínimo na prospecção. Mas a verdade é que esse laço pode começar bem antes, quando você nutre seu público-alvo com conteúdos e materiais exclusivos que gerem valor, transformando esses contatos em leads. Ao tratar o seu público-alvo ou seus prospects com um cuidado maior, você já está construindo um relacionamento, por mais que esses clientes demorem a chegar até você para uma compra efetiva.

Atitude positiva

Toda a sua empresa precisa ter uma atitude positiva perante os clientes, visando passar uma imagem sólida e coerente da marca e promover um atendimento de qualidade. Ninguém gosta de ser atendido por um funcionário desanimado ou de cara fechada, não é verdade? Portanto, inspire seus colaboradores para que todos tenham sempre um belo sorriso no rosto e estejam prontos para atender os clientes com excelência.

Cultura do ouvir

Existem muitas dicas de relacionamento com os clientes que ensinam o time de vendas a falar, falar e falar até deixar o consumidor confuso. Mas, cuidado, porque essa tática não só não funciona como pode ser perigosa para a imagem da sua empresa. Se o cliente tem em mente o que precisa e sabe onde procurar por informação, quer alguém apenas para auxiliá-lo no processo final. Sendo assim, propague a cultura do ouvir, do entender o que o cliente espera. Quanto mais sua equipe se dispuser a realmente ouvir os clientes, mais fácil será determinar a melhor solução e desenvolver um relacionamento mais próximo com eles.

Prática da empatia

Antes de partir para o atendimento, pergunte a si mesmo se gostaria de ser um cliente da sua própria empresa. Se a resposta positiva não vier automaticamente, significa, dentre outras coisas, que seu atendimento não é tão bom assim, podendo ser melhorado com essas dicas de relacionamento com clientes. Empatia é o nome que se dá a esse processo de se colocar no lugar do outro. Então exercite bastante essa sua capacidade para ver como os resultados serão surpreendentes!

Tecnologia a seu favor

Como se está sempre em contato com novas formas de comunicação — como redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, SMS e assim por diante —, as empresas não podem prescindir desses recursos para melhorar o atendimento. Uma das formas de tornar essas dicas de relacionamento com os clientes ainda mais valiosas é utilizá-las por meio de outros canais de interação que não o pessoal, como plataformas on-line, portais, chats e ferramentas de automação que proporcionem uma maior comodidade e mais segurança para os clientes. Quanto melhor utilizada, mais resultados a tecnologia pode agregar à sua empresa.

Agora comente aqui e nos conte: qual dessas dicas de relacionamento com os clientes foi mais útil para você? Gostaria de acrescentar alguma outra percepção em relação ao tema? Fique à vontade para compartilhar suas impressões e contribuir com nosso conteúdo!