O que é ERP?

Entenda o que é um sistema de gestão integrada, seus principais benefícios, como o software funciona e o que pode fazer pelo seu negócio.

Se tivéssemos que resumir em um parágrafo o que é um ERP – sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial –, poderíamos dizer que é um software corporativo que tem como principal função apoiar empresas no controle total de suas informações, integrando e gerenciando dados, recursos e processos para que as companhias tenham maior poder de tomada de decisão e sucesso nos negócios.

Mas em sua totalidade, a função de um ERP vai muito além de sua descrição básica. Os primeiros sistemas de gestão empresarial surgiram na década de 50, mas a chegada do ERP aconteceu, de fato, quando o aumento da concorrência tornou inevitável a busca por métodos de planejamento mais eficientes. Com o mercado cada vez mais competitivo, um dos principais desafios de qualquer empresa é, ainda hoje, manter o controle de todos os seus processos e informações para encontrar a melhor estratégia de se destacar entre a concorrência com custos reduzidos e rentabilidade elevada. E para que isso seja possível, é preciso contar com ferramentas especializadas que sejam capazes de mensurar cada detalhe do negócio de forma automatizada e em tempo real, garantindo agilidade e eficiência às rotinas organizacionais.

Com a característica de ser uma tecnologia modular, ou seja, um conjunto de ferramentas que, quando integradas, geram informações únicas para todos os setores, o ERP simplifica os processos operacionais e agrega inteligência, segurança e qualidade para as informações, mantendo a flexibilidade no gerenciamento departamental para cada necessidade mapeada em uma empresa.

Fluxo

Gestão integrada e especializada

Com um ERP específico para o seu setor todas as informações de sua empresa ficam concentradas em um único lugar, integrando departamentos e dados com mais segurança e assertividade.

Otimização de processos

Através da automatização das atividades os processos de sua empresa fluirão muito mais rápido e sem dificuldades, promovendo a mudança cultural da gestão com as melhores práticas de mercado.

Prazos controlados

É possível reduzir seu tempo de fechamento em pelo menos 20% com apoio de um ERP, garantindo ainda total controle sobre seu cronograma de entrega para clientes, evitando atrasos e imprevistos.

Qualidade das informações

Um ERP garante que suas informações se tornem mais relevantes e sem controles paralelos, oferecendo mais qualidade para que todos os setores acessem dados únicos e sem falhas.

Controle tributário

Um software de gestão torna muito mais simples realizar a entrega das obrigações tributárias impostas pelo governo, reduzindo riscos de multas e penalidades ou inconsistências nas informações.

Inteligência de dados

Regras de negócios desenhadas com o perfil de mercado e da sua empresa tornam o ERP uma fonte de informações valiosas para o acompanhamento e a tomada de decisão imediata e assertiva.

Eficiência e produtividade

Sem retrabalhos e refações, um sistema de gestão permite que seu time tenha mais tempo para investir em ações fundamentais e seus negócios crescem estrategicamente com o mesmo quadro.

Controle de custos

Você pode fazer o acompanhamento constante do seu previsto x realizado e mapear os custos de sua empresa detalhadamente, sabendo a qualquer momento onde e como é necessário agir.

Redução de riscos

Com todas as informações sob controle você consegue identificar riscos ou falhas previamente e tem mais autonomia e segurança para agir e redefinir rotas sempre que necessário.

Agilidade para mudanças

Uma nova lei foi implementada? Seu fornecedor teve problemas com a entrega? Com o ERP você consegue realizar mudanças ágeis para reduzir o seu tempo de resposta ao mercado.

Crescimento e rentabilidade

Empresas que utilizam um ERP crescem 35% mais rápido, têm 4x mais probabilidade de otimizar seu nível de estoque e apresentam melhoria de 9% na qualidade de entrega para seus clientes.

Investimento com Resultado

O investimento dedicado à um bom ERP retorna rapidamente com o controle, economia e informação estratégica que o software proporciona, gerando competitividade para sua empresa se destacar.

Fluxo

O que um ERP pode fazer pelo seu negócio

Transforme seu investimento em resultados!

Agora você já sabe que um ERP é fundamental para o crescimento e eficiência corporativa de sua empresa, certo? Mas você conhece a história do ERP? Sabe como escolher o ERP certo para sua empresa? Conta com uma equipe preparada para te ajudar na implantação e uso do software?

Para que você possa saber ainda mais detalhes, preparamos um e-book completo com todas as informações para você consultar a qualquer momento e entender quais são as principais funcionalidades de um software de gestão e como escolher o ERP ideal para o seu negócio.

Eficiência Comprovada

Você já conferiu o infográfico, assistiu ao vídeo, leu o e-book mas ainda não está confiante de como um ERP pode ajudar o seu negócio a crescer? Então é hora de conhecer alguns resultados reais de empresas que utilizam a tecnologia do ERP para apoiar a gestão empresarial:

Wine

“No início não tínhamos contabilidade ou fiscal internos; mas hoje temos todos os setores funcionando aqui dentro e conseguimos fazer os fechamentos mensais antes do 5º dia útil, com cerca de 160 mil notas fiscais emitidas mensalmente.”

Wine

Case completo
Planmar

"Emitimos uma média de 250 notas por mês e conseguimos economizar 15 minutos no faturamento de cada uma. Por dia são cerca de 04 horas e meia de trabalho, o que, ao final de cada mês, representa pelo menos 08 dias de economia."

Planmar

Case completo
Lanmar

“A automatização de impressão de documentos relativos às Ordens de Produção trouxe um ganho de aproximadamente 900% de tempo para nossa gestão.”

Lanmar

Case completo
MBigucci

"Antes havia uma enorme dificuldade de consolidar as informações da companhia para que pudéssemos tomar nossas decisões estratégicas. Mas hoje conseguimos fazer o fechamento mensal de todos os departamentos até o 10º dia de cada mês."

MBigucci

Case completo
Contemar Ambiental

“Nós tivemos um aumento da produtividade no lançamento das informações entre 40 e 50%, que refletiu ainda em um ganho de 40% no atendimento ao cliente.”

Contemar Ambiental

Case completo
Akylas Patrimonial

A velocidade com que hoje identificamos e podemos tomar decisões é um ponto fundamental para a direção da empresa e que foi estratégico desde o início.

Akylas Patrimonial

Case completo
Cipasa Urbanismo

“Nós temos aproximadamente 200 usuários acessando o sistema e o que eu posso assegurar é que de forma geral o ERP trouxe muita segurança para a operação.”

Cipasa Urbanismo

Case completo
Braido

“Conquistamos uma otimização de processos 100% superior e o tempo de resposta entre departamentos foi elevado em 90%, enquanto que para clientes esse índice foi alcançado em sua totalidade.”

Braido

IndusParquet

“Após a implementação do ERP observamos uma empresa mais organizada e eficiente, além de colaboradores mais seguros, que sabem que podem contar com uma tecnologia inteligente para auxiliar suas atividades cotidianas, otimizando seu tempo e auxiliando nas adequações fiscais exigidas no país. Com isso, conquistamos o mais importante, que é oferecer serviços e produtos com ainda mais rapidez e qualidade ao mercado.”

IndusParquet

Case completo

Tome as melhores decisões!

Agora chegou a hora de tomar o controle da empresa em suas mãos e estar preparado sempre para o crescimento do seu negócio.

Conheça as soluções ERP da Mega Sistemas Corporativos e tome sempre as melhores decisões: